Procedimento minimamente invasivo, não cirúrgico e ambulatorial, que permite a perda de peso por meio de um tratamento integral de longo prazo.
O que é balão gástrico?
A intervenção com balão gástrico é uma das soluções mais eficazes para combater a obesidade sem cirurgia. Na clinica IstanbulVilta oferecemos um tratamento integral de longo prazo que ajuda os pacientes a perder peso, reduzir significativamente as porções e evitar recobrar o peso.
Tipos de balões gástricos de acordo com o objetivo
- Permanência de 6 meses: este tipo de balão não é ajustável e após 6 meses é retirado por endoscopia. A intervenção dura aproximadamente 30 minutos e é realizada sob sedação.
- Permanência de 12 meses: Este tipo de balão é insuflado a cada 3 meses para evitar que o estômago se adapte ao tamanho do balão. Após 12 meses será retirado por endoscopia, a intervenção dura aproximadamente 30 minutos e é realizada sob sedação.
Colocação do balão gástrico no estômago
Uma endoscopia será realizada para descartar qualquer condição que o estômago possa ter, como uma úlcera. Se o diagnóstico estiver correto, um balão de silicone macio desinflado é colocado. Assim que o balão é introduzido, ele é preenchido por meio de um cateter conectado ao balão. Ao final do procedimento, o balão começará a flutuar dentro do estômago.
Este procedimento costuma durar cerca de 30 minutos, sob sedação, para garantir o bem-estar do paciente durante a intervenção. Ao final, o paciente é acordado e duas horas após o período de acompanhamento e observação recebe alta. Lembre-se de que este procedimento não requer cirurgia.
O que o paciente sente após a intervenção?
Quando o paciente sinta necessidade de comer, ele poderá satisfazer seu apetite com pouca comida. É aí que reside o sucesso do balão gástrico, pois, ao se sentir saciado, a ingestão de alimentos é bastante reduzida, perdendo-se os quilos que tanto prejudicam sua saúde.
Vantagens do balão gástrico
A colocação de balão gástrico é um procedimento minimamente invasivo, não cirúrgico e ambulatorial, sendo essas características as principais vantagens para este tipo de procedimento.
Uma vez que os pacientes desenvolvam hábitos alimentares saudáveis, eles serão capazes de observar uma perda de peso considerável a longo prazo. Essa perda de massa corporal beneficiará as condições de saúde existentes, como diabetes associada à obesidade, hipertensão, apneia do sono e promoverá a autoestima durante as mudanças físicas e estéticas.
Quais são os riscos de um balão gástrico?
Com as melhorias implementadas na fabricação dos balões, foi possível reduzir consideravelmente o risco de esvaziamento ou obstrução intestinal do balão. As complicações são raras e podem ser facilmente tratadas. Náuseas, vômitos e câimbras podem ocorrer nos primeiros 2 a 3 dias após a colocação do balão. Certos medicamentos serão prescritos antes da alta para evitar complicações. Os sintomas irão desaparecer após os primeiros 2 a 3 dias.
O risco o que balão explodir não existe no seu termo específico, de facto podemos assegurar que NÃO explodirá. No entanto, o fluido no balão pode vazar quando esvaziado, pois o balão funciona como um balão. O líquido chamado cloreto de metiltionina é de cor azul, tornando-se facilmente detectável ao urinar. Caso seja detectada alguma anormalidade na coloração da urina, deve-se entrar em contato com o seu médico imediatamente, que fará uma endoscopia para controle do balão e, se necessário, retirá-lo.
Quais são os resultados de um balão gástrico na Turquia?
A perda média de peso que pode ser obtida após a intervenção é de 10 a 40 kg, reduzindo também o risco de doenças cardíacas, apneia do sono, diabetes e hipertensão. Após a intervenção, o paciente poderá retomar suas atividades após 3 semanas. Náuseas e vômitos podem ocorrer nos primeiros dias após a inserção do balão gástrico. Essa situação será controlada com medicação.
Deixe um comentário