IstanbulVita | Obesidade: Causas, Sintomas, Tratamentos E Mais ...

A obesidade é um dos problemas de saúde mais graves do mundo moderno, não é apenas um problema estético, mas também afeta a saúde geral e a qualidade de vida de milhões de pessoas.

Obesidade na atualidade

O sobrepeso e a obesidade são definidos como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura que pode afetar a saúde, segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2016, mais de 1.900 milhões  de pessoas com mais de 18 anos tiveram problemas de excesso de peso, dos quais 650 milhões eram obesos. Segundo dados de 2018, cerca de 40 milhões de crianças menores de 5 anos estão com sobrepeso ou obesas.

Tratamiento de la obesidad

Causas da obesidade e excesso de peso

A principal causa da obesidade e do excesso de peso é o desequilíbrio energético entre as calorias ingeridas e as calorias queimadas. Foi determinado que, globalmente, mais alimentos energéticos ricos em gorduras e açúcares são consumidos; devido ao sedentarismo, mudanças nos meios de transporte e aumento da urbanização, o fenômeno da falta de exercícios tem aumentado, ampliando consideravelmente as estatísticas de obesidade e sobrepeso.

A OMS menciona que um maior IMC (Índice de Massa Corporal) aumentaria o risco de doenças não transmissíveis, como doenças cardiovasculares, diabetes, doenças musculoesqueléticas e certos tipos de câncer, como mama, ovário, próstata, fígado, rim ou cólon.

Como calcular o Índice de Massa Corporal (IMC)?

IMC = Peso (kg) / Altura (m) ²

Exemplo prático: 78 kg / (1,70 m x 1,70 m) = 78 / 2,89

Resultado: 26,98 IMC

Categoria: excesso de peso

Estados de obesidade de acordo com o IMC

A seguir, você pode ver uma tabela que mostra diferentes estados físicos de acordo com o IMC:

Índice de Massa Corporal

Tipos de obesidade

A distribuição do tecido adiposo em nosso corpo pode dividir a obesidade em dois tipos: Ginecoide e Androide.

Ginecóide

se a proporção de gordura nos quadris for maior do que a proporção de gordura no abdômen, chamamos de ginecóide (chamada de "pêra" porque dá essa forma ao corpo humano). É mais comum em mulheres, tem importantes fatores genéticos ou hereditários e está relacionado a doenças como osteoporose ou insuficiência venosa.

Android

Se a proporção de tecido adiposo é maior no abdômen em relação ao quadril, então estamos falando de Android (ou "formato de maçã"). Isso é mais comum em homens, está relacionado a hábitos de vida inadequados e está claramente relacionado a um aumento do risco cardiovascular.

Obesidad diagnóstico

Tratamentos para obesidade

Existem vários fatores que afetam nosso estilo de vida, como o controle de nossos alimentos, a prática de exercícios físicos por meio dos esportes e diversos estilos de vida saudáveis ​​que podem ajudá-lo a perder peso e reduzir o risco de doenças relacionadas à obesidade. O melhor tratamento para a obesidade é identificar as pessoas que podem estar acima do peso na faixa dos 20-25 anos. No caso das crianças, o controle da alimentação costuma ser um pouco mais complexo, pois requer um exercício de contenção e compreensão entre pais e filhos durante o tratamento. Os especialistas determinam que a melhor forma de tratar a obesidade começa com a modificação dos hábitos de vida, exercícios físicos e dieta alimentar.

Cirurgias para tratar a obesidade

Atualmente, 5 tipos de cirurgias são usados ​​para tratar a obesidade:

  • Cirurgia de manga gástrica
  • Bypass gástrico
  • Interruptor duodenal
  • Banda gástrica
  • Balão gástrico

A cirurgia é o melhor tratamento para a obesidade?

Na Istanbulvita, acreditamos que o bypass gástrico e o balão gástrico podem ser uma opção para você se:

  • A dieta e os exercícios para perder peso não tiveram sucesso e seu índice de massa corporal (IMC) é de 40 ou mais.
  • Seu IMC é de 35 a 39,9 (obesidade) e ele tem sérios problemas de saúde relacionados ao peso, como diabetes tipo 2, hipertensão ou apneia do sono de tipo grave.
  • Em certos casos, se seu IMC for de 30 a 34 e você tiver sérios problemas de saúde relacionados ao peso, você pode ser selecionado para certos tipos de cirurgias bariátricas.
Deixe um comentário
1 Replies to "Obesidade: Causas, Sintomas, Tratamentos E Mais"
  • comentar foto
    Fabio Boas 2 yıl önce

    Olá bom dia, meu nome é Fabio, estava olhando o gráfico de IMC e lendo sobre o artigo e considero que eu posso ter uma cirurgia para reduzir meu peso. Tenho muitas complicações de saúde. Gostaria de falar com um médico e enviar minhas fotos para analisar meu caso, aguardo suas recomendações, obrigado, o artigo é muito interessante.