Após a Mastectomia, a reconstrução mamária proporcionará uma melhora estética, afetando a imagem da paciente e afetando significativamente o estado de espírito. Tomar a decisão de reconstruir normalmente não é fácil, por isso queremos oferecer este artigo para informá-lo sobre as técnicas e métodos que são usados. Esperamos ser úteis e acompanhá-lo nesta importante decisão.
… Vamos começar!
O Que É Reconstrução De Mama?
Seguindo as novas técnicas e pesquisas desenvolvidas, os cirurgiões têm conseguido criar uma mama muito semelhante tanto em forma quanto em textura ao operado. Estas novas técnicas permitem na maioria das vezes realizar a reconstrução ao mesmo tempo que a mama é retirada, evitando que a paciente seja mastectomizada.
A reconstrução visa:
- Regenere seios naturais, incluindo aréola e mamilos.
- Preencha a cavidade e a deformidade que pode permanecer no tórax.
- Elimine a necessidade de uso de próteses de preenchimento externo, facilitando o uso de roupas que não seriam possíveis sem a reconstrução (maiôs, decotes, etc.).
- Recupere a imagem corporal e melhore a qualidade de vida do paciente. A reconstrução da mama é invariável, permitirá que você viva uma vida absolutamente normal.
Técnicas De Reconstrução
Tipos De Implantes // O Que Devo Saber?
Prótese: atualmente são feitos de silicone e podem ser preenchidos com gel de silicone ou soro fisiológico. Pode ser redondo e com textura áspera ou lisa. Deve ser esclarecido que o silicone médico utilizado nas próteses não apresentou relação com o aparecimento do câncer de mama ou outros tumores. O uso deste material foi aprovado em quase todos os países europeus.
Expander: consistindo em um implante vazio que será inserido no local da mama. Este expander é reabastecido periodicamente em consulta com o médico, por meio de injeção de soro fisiológico pela pele até que a expansão esperada seja alcançada. Após alguns meses, o Expander é removido e uma prótese é implantada. Isso significa que deve ser operado em duas ocasiões diferentes com intervalo de pelo menos três meses entre as cirurgias. Em alguns casos, o Expander só é implantado em uma única intervenção definitiva. Quando não há pele suficiente e nenhuma outra técnica pode ser aplicada, o Expander é a melhor opção. Se a paciente recebeu ou vai receber radioterapia como parte do tratamento do câncer de mama, esta técnica será descartada.
Tipos De Autologias // O Que Devo Saber?
É denominado autólogo porque são utilizados tecidos do próprio paciente, omitindo-se as próteses. Os tecidos podem ser extraídos de diferentes áreas e, embora a técnica seja mais complexa, oferece resultados estéticos e durabilidade superiores à reconstrução com implantes. Este tipo de técnica oferece suporte à terapia de radiação. Abaixo detalhamos os tipos:
Tecido Abdominal // a pele e a gordura são removidas da parte inferior do abdômen, a área entre o umbigo e o púbis. Esses tecidos podem ser transferidos usando os músculos retos abdominais através do túnel entre o abdômen e a mama ou por meio de técnicas microcirúrgicas para ajudar a reconstruir seios grandes e genuinamente caídos.
Quanto tempo leva a reconstrução mamária com esta técnica?
A intervenção dura de 5 a 8 horas, dependendo se técnicas convencionais ou microcirurgia são usadas para transferir tecido sob anestesia geral. Pacientes saudáveis com pele abdominal adequada podem usar essa técnica.
Pacientes muito magras ou muito obesas, fumantes ou quando houver cicatrizes no abdome não poderão obter esta técnica, embora a cicatriz da cesárea não contra-indique o uso desta técnica.
Tecido Das Costas: pele e gordura são removidas das costas, que são transportadas para a mama mobilizando o músculo grande dorsal. A quantidade fornecida pela pele, gordura e músculo das costas geralmente não é suficiente para se obter uma mama do mesmo tamanho da contralateral, por isso quase sempre é necessário adicionar uma pequena prótese. Esta intervenção dura aproximadamente 3 horas, sob anestesia geral e requer internação hospitalar indicada pelo cirurgião. Para aquelas pessoas que não têm tecido abdominal suficiente, têm cicatrizes abdominais, obesidade ou fumaça, essa é a técnica que será sugerida pelo especialista.
Tecido Dos Glúteos: pele e gordura são removidas das nádegas por meio de microcirurgia. As cicatrizes são visíveis na parte inferior ou superior das nádegas e geralmente são mais difíceis de esconder do que as cicatrizes no abdômen ou nas costas. A intervenção para este tipo de cirurgia dura aproximadamente 7 horas, sob anestesia geral e requer internação hospitalar indicada pelo cirurgião. Quando outra técnica autóloga não pode ser usada, esta é a melhor opção.
Técnicas De Reconstrução De Áreola E Mamilos
A aréola pode ser reconstruída com uma tatuagem ou enxerto de pele na virilha. Para reconstruir o mamilo, a pele da mama reconstruída é usada.
A aréola e o mamilo são geralmente reconstruídos na cirurgia após a reconstrução da mama sob anestesia local. Geralmente dura cerca de 45 minutos e não requer hospitalização.
Considerações
A reconstrução mamária não altera o curso da doença, ou seja, embora a doença possa recidivar, não aumenta o risco de recorrência do câncer de mama e menos ainda interfere na quimioterapia ou radioterapia.
Também não interfere nos exames essenciais no exame pós-tratamento.
Se sua mama está sendo reconstruída com implantes e seu cirurgião recomenda que você faça mamografias regularmente, você deve ser inspecionado em um centro de radiologia com experiência no uso de técnicas radiográficas para restaurações protéticas e relatar que seu corpo tem um implante.
1 Replies to "Reconstrução: Uma Decisão Que Pode Mudar Sua Vida"
Olá, meu nome é Tasia e há 6 meses terminei minha radioterapia após o câncer. Posso fazer uma reconstrução mamária com essa técnica? Se você precisar de fotos eu posso enviar, gostaria de fazê-lo este ano, saudações. Ate!