IstanbulVita | Reconstrução: Uma Decisão Que Pode Mudar Sua ...

Após a Mastectomia, a reconstrução mamária proporcionará uma melhora estética, afetando a imagem da paciente e afetando significativamente o estado de espírito. Tomar a decisão de reconstruir normalmente não é fácil, por isso queremos oferecer este artigo para informá-lo sobre as técnicas e métodos que são usados. Esperamos ser úteis e acompanhá-lo nesta importante decisão.

… Vamos começar!

O Que É Reconstrução De Mama?

Seguindo as novas técnicas e pesquisas desenvolvidas, os cirurgiões têm conseguido criar uma mama muito semelhante tanto em forma quanto em textura ao operado. Estas novas técnicas permitem na maioria das vezes realizar a reconstrução ao mesmo tempo que a mama é retirada, evitando que a paciente seja mastectomizada.

A reconstrução visa:

  • Regenere seios naturais, incluindo aréola e mamilos.
  • Preencha a cavidade e a deformidade que pode permanecer no tórax.
  • Elimine a necessidade de uso de próteses de preenchimento externo, facilitando o uso de roupas que não seriam possíveis sem a reconstrução (maiôs, decotes, etc.).
  • Recupere a imagem corporal e melhore a qualidade de vida do paciente. A reconstrução da mama é invariável, permitirá que você viva uma vida absolutamente normal.

Técnicas De Reconstrução

Tipos De Implantes // O Que Devo Saber?

Prótese: atualmente são feitos de silicone e podem ser preenchidos com gel de silicone ou soro fisiológico. Pode ser redondo e com textura áspera ou lisa. Deve ser esclarecido que o silicone médico utilizado nas próteses não apresentou relação com o aparecimento do câncer de mama ou outros tumores. O uso deste material foi aprovado em quase todos os países europeus.

Expander: consistindo em um implante vazio que será inserido no local da mama. Este expander é reabastecido periodicamente em consulta com o médico, por meio de injeção de soro fisiológico pela pele até que a expansão esperada seja alcançada. Após alguns meses, o Expander é removido e uma prótese é implantada. Isso significa que deve ser operado em duas ocasiões diferentes com intervalo de pelo menos três meses entre as cirurgias. Em alguns casos, o Expander só é implantado em uma única intervenção definitiva. Quando não há pele suficiente e nenhuma outra técnica pode ser aplicada, o Expander é a melhor opção. Se a paciente recebeu ou vai receber radioterapia como parte do tratamento do câncer de mama, esta técnica será descartada.

Tipos De Autologias // O Que Devo Saber?

É denominado autólogo porque são utilizados tecidos do próprio paciente, omitindo-se as próteses. Os tecidos podem ser extraídos de diferentes áreas e, embora a técnica seja mais complexa, oferece resultados estéticos e durabilidade superiores à reconstrução com implantes. Este tipo de técnica oferece suporte à terapia de radiação. Abaixo detalhamos os tipos:

Tecido Abdominal // a pele e a gordura são removidas da parte inferior do abdômen, a área entre o umbigo e o púbis. Esses tecidos podem ser transferidos usando os músculos retos abdominais através do túnel entre o abdômen e a mama ou por meio de técnicas microcirúrgicas para ajudar a reconstruir seios grandes e genuinamente caídos.

Quanto tempo leva a reconstrução mamária com esta técnica?

A intervenção dura de 5 a 8 horas, dependendo se técnicas convencionais ou microcirurgia são usadas para transferir tecido sob anestesia geral. Pacientes saudáveis ​​com pele abdominal adequada podem usar essa técnica.

Pacientes muito magras ou muito obesas, fumantes ou quando houver cicatrizes no abdome não poderão obter esta técnica, embora a cicatriz da cesárea não contra-indique o uso desta técnica.

Tecido Das Costas: pele e gordura são removidas das costas, que são transportadas para a mama mobilizando o músculo grande dorsal. A quantidade fornecida pela pele, gordura e músculo das costas geralmente não é suficiente para se obter uma mama do mesmo tamanho da contralateral, por isso quase sempre é necessário adicionar uma pequena prótese. Esta intervenção dura aproximadamente 3 horas, sob anestesia geral e requer internação hospitalar indicada pelo cirurgião. Para aquelas pessoas que não têm tecido abdominal suficiente, têm cicatrizes abdominais, obesidade ou fumaça, essa é a técnica que será sugerida pelo especialista.

Tecido Dos Glúteos: pele e gordura são removidas das nádegas por meio de microcirurgia. As cicatrizes são visíveis na parte inferior ou superior das nádegas e geralmente são mais difíceis de esconder do que as cicatrizes no abdômen ou nas costas. A intervenção para este tipo de cirurgia dura aproximadamente 7 horas, sob anestesia geral e requer internação hospitalar indicada pelo cirurgião. Quando outra técnica autóloga não pode ser usada, esta é a melhor opção.

Técnicas De Reconstrução De Áreola E Mamilos

A aréola pode ser reconstruída com uma tatuagem ou enxerto de pele na virilha. Para reconstruir o mamilo, a pele da mama reconstruída é usada.

A aréola e o mamilo são geralmente reconstruídos na cirurgia após a reconstrução da mama sob anestesia local. Geralmente dura cerca de 45 minutos e não requer hospitalização.

Considerações

A reconstrução mamária não altera o curso da doença, ou seja, embora a doença possa recidivar, não aumenta o risco de recorrência do câncer de mama e menos ainda interfere na quimioterapia ou radioterapia.

Também não interfere nos exames essenciais no exame pós-tratamento.

Se sua mama está sendo reconstruída com implantes e seu cirurgião recomenda que você faça mamografias regularmente, você deve ser inspecionado em um centro de radiologia com experiência no uso de técnicas radiográficas para restaurações protéticas e relatar que seu corpo tem um implante.

Deixe um comentário
1 Replies to "Reconstrução: Uma Decisão Que Pode Mudar Sua Vida"
  • comentar foto
    Tasia bir yıl önce

    Olá, meu nome é Tasia e há 6 meses terminei minha radioterapia após o câncer. Posso fazer uma reconstrução mamária com essa técnica? Se você precisar de fotos eu posso enviar, gostaria de fazê-lo este ano, saudações. Ate!