IstanbulVita | Rinoplastia: Procedimento De Cirurgia Estética ...

A rinoplastia ou modelagem do nariz é uma cirurgia muito útil para corrigir possíveis defeitos no nariz. Trata-se fundamentalmente de remodelar o esqueleto ósseo e cartilaginoso do nariz. Através da cirurgia plástica uma nova forma será obtida de acordo com as características do paciente.

Pode corrigir desde o nariz achatado e assimétrico de pacientes com lábio leporino, até o nariz torto causado por trauma. A cirurgia nasal pode melhorar as alterações respiratórias devido a cornetos muito grandes ou desvios do septo nasal, também atua nas alterações estéticas em que o paciente não se contenta com a forma do nariz em suas diferentes porções: dorso nasal muito alto (saliência nasal), ponta nasal muito baixa (nariz achatado), bulbosa (carnuda), ponta caída, narinas muito abertas ou excessivamente grandes.

Com esta cirurgia mudanças no tamanho podem ser feitas: nariz muito grande, muito longo ou extremamente pequeno.

rinoplastia antes depois

Tipos de rinoplastia

  • Reparação de rinoplastia
  • Rinoplastia estética
  • Rinosseptoplastia mista, quando as alterações funcionais e estéticas são corrigidas na mesma cirurgia.

Em que situações a rinoplastia pode ser indicada?

A rinoplastia pode requerer correção de componentes estéticos e, na maioria dos casos, correção de componentes funcionais do nariz. Este processo geralmente pode ser feito no final da adolescência (ao redor dos 17 anos). Porém, em casos mais extremos, pode ser realizado na infância, principalmente em decorrência de condições traumáticas (por exemplo, acidentes que afetam a região nasal).

Como é determinada a necessidade de uma rinoplastia?

Na fase pré-operatória, é necessário um registro fotográfico, essencial para a análise personalizada de cada caso. Em relação à correção funcional, o interior do nariz pode ser observado por meio da endoscopia nasal (método indolor). Às vezes, uma tomografia computadorizada é necessária para uma avaliação mais aprofundada da anatomia nasal. Compreender as expectativas do paciente, ou seja, o aspecto estético, é uma questão importante. Um diálogo muito claro entre médicos e pacientes é essencial.

A ajuda de um programa informático para simular a aparência final pode ser uma excelente ferramenta para facilitar a comunicação entre médicos e pacientes. É importante que o paciente veja outros casos que o cirurgião já realizou e, assim, diferencie os resultados obtidos.

Como é feita uma rinoplastia?

Antes da cirurgia, é realizada uma consulta pré-operatória e um estudo pré-anestésico. Como regra geral, as cirurgias são realizadas sob anestesia geral, por conveniência do paciente. Mas a cirurgia também pode-se realizar com anestesia local, com sedação.

Geralmente são usados ​​dois tipos de rinoplastia:

  • Rinoplastia clássica ou fechada, em que não há incisões na pele e as estruturas nasais são intervindas por dentro
  • Rinoplastia aberta, em que é feita uma pequena incisão na área central que separa as narinas (corte embaixo do nariz, entre o nariz e o lábio), para expor as estruturas nasais. Nestes casos, após 15 dias a cicatriz é quase imperceptível.

rinoplastia antes depois

Riscos ou complicações em uma rinoplastia

Complicações no pós-operatório não são usuais para esse tipo de intervenção. Embora haja um planejamento detalhado e individual para cada cirurgia, em casos raros pode ser necessária uma revisão do procedimento cirúrgico, que geralmente é realizado um ano após a primeira cirurgia.

Recuperação e pós-operatório

A rinoplastia é quase indolor e muito bem tolerada pelos pacientes. Em quase todas as cirurgias de rinoplastia, pode haver algum grau de hematoma ao redor dos olhos e o edema, em circunstâncias normais, pode durar algumas semanas. Normalmente, o maior desconforto é algum grau de obstrução e coriza na primeira semana. Você usará uma tala de proteção externa por uma semana. O efeito desse procedimento desaparece após duas semanas, então o paciente encontrará um nariz natural com o formato desejado e adequado para seu rosto.

Deixe um comentário
1 Replies to "Rinoplastia: Procedimento De Cirurgia Estética Do Nariz."
  • comentar foto
    Helena 2 yıl önce

    Bom dia, sou Helena de Portugal. Estou viajando em agosto para fazer uma rinoplastia em Istambul. Posso solicitar um diagnóstico e preço, por favor? Obrigada!