IstanbulVita | Tratamentos Para Perda De Cabelo ...

Quando começamos a sofrer de queda de cabelo, geralmente recorremos a métodos que podem nos ajudar a reduzir a queda de cabelo. Para entender se esses procedimentos são adequados para você e seus problemas de cabelo, é muito importante saber que tipo de queda de cabelo ou alopecia ocorre em cada caso.

O ser humano pode apresentar uma perda diária de cerca de 100 cabelos de forma normal, quando esse número supera-se podemos falar de uma perda anormal e um processo de alopecia está começando.

Queda De Cabelo Tratamento

A alopecia é classificada em dois grandes grupos: cicatrizante e não cicatricial.

  • Cicatrizes, são alopecias onde o cabelo cai e não volta a crescer, fechando o poro e criando tecido cicatricial. Nessa alopecia, o tratamento médico retarda a queda, mas não recupera o cabelo caído e a cirurgia é descartada, pois o cabelo implantado não crescerá. Dada a necessidade de repovoamento da área, pode-se realizar um tratamento ACELL + PRP, que sugerimos em nossa clínica durante um transplante capilar. Isso tornará possível interromper a queda adicional de cabelo, fortalecer o cabelo existente e os enxertos transplantados. Este tratamento formará uma barreira protetora no couro cabeludo, protegendo as células saudáveis ​​em áreas previamente cicatrizadas.
  • Sem Cicatrizes. A conhecida alopecia androgenética ou alopecia comum que tem um mecanismo de ação baseado na miniaturização dos cabelos. Ou seja, ocorre um afinamento do cabelo, de forma que o cabelo cai e volta a crescer, mas com uma espessura cada vez menor que a anterior, dando uma cobertura progressivamente menor com o tempo.

Fases de uma alopecia androgenética

  • Fase inicial, onde não há queda de cabelo, mas há emagrecimento, aqui não falta cabelo e sim espessura, sendo este o responsável pelo aclaramento estético que ocorre.
  • Fases intermediárias, o cabelo perde espessura a tal ponto que cobre de forma insatisfatória.
  • Fases avançadas, o cabelo é muito fino ou não sai mais, o poro se fecha e a pele atrofia.

Tratamentos Para Alopecia Androgênica

Médico E Cirúrgico

  • Os tratamentos médicos retardam a queda de cabelo e, em 90 por cento dos pacientes, recuperam a espessura perdida do cabelo, de modo que nas fases iniciais o aclareamento estético só pode ser recuperado com tratamento médico. Em estados intermediários ou avançados onde não há mais cabelo ou está em um estado muito terminal, a recuperação é muito difícil, sendo nestes casos quando o tratamento cirúrgico é indicado.
  • O tratamento cirúrgico é responsável pelo repovoamento das áreas calvas, mas deve-se levar em consideração que a cirurgia não previne a queda nativa dos cabelos. Portanto, áreas com cabelo nativo podem continuar caindo, permitindo que o paciente fique apenas com a área transplantada. Portanto, deve-se saber que o tratamento médico e cirúrgico são complementares e, na maioria das vezes, devem atuar em conjunto para obter o melhor resultado possível e cobertura homogênea.

Tratamentos Medicos

Para tratar a alopecia androgenética devemos mencionar que não existe um tratamento genérico, cada caso é particular e cada pessoa deve seguir um tratamento específico dependendo do tipo de pele e calvície.

  • O tratamento anti-andrógeno mais recomendado pelos médicos é o Finasteride, que inibe a enzima 5-alfa redutase que atua sobre os andrógenos (homens) e estrógenos (mulheres) criando DHT ou diidrotestosterona. A formação desse hormônio androgênico se agarra aos folículos capilares do couro cabeludo, causando sua redução e moldando o padrão de calvície em ambos os sexos. No caso de mulheres com níveis mais elevados de diidrotestosterona, elas podem apresentar certas características masculinas, como voz mais profunda e pelos faciais. Poderíamos dizer que o DHT não é o culpado pela queda de cabelo, mas sim pela sensibilidade dos folículos a esse hormônio. Para entender um pouco mais como isso funciona, podemos dizer que esse hormônio "sufoca" o folículo até que ele perca força, vitalidade, cor e vai diminuindo gradativamente até desaparecer. Este processo é conhecido como miniaturização.
  • O tratamento com Minoxidil, atua como vaso dilatador da alopecia areata em situações de estresse e má alimentação. No caso da alopecia androgenética, atua como complemento de outro tratamento. Como regra geral, este produto NÃO aumenta o crescimento do cabelo, mas PARE a queda. Geralmente tem efeitos colaterais em certas pessoas. Pode ser ingerido na forma de comprimido (sob prescrição médica) e na forma de produtos tópicos: líquido e espuma. Produtos tópicos podem gerar alguma contraindicação como irritação ou dermatite seborreica, mas sempre dependerá do tipo de pele que o paciente apresentar. Este produto está em diferentes graduações para os formatos tópicos: 2%, 5% e outras graduações para casos específicos. Se o minoxidil apresentar efeitos colaterais (caspa, gordura, dermatite), você deve ir a um especialista para solicitar uma receita oral (comprimido).

Como a alopecia é um processo crônico, um processo que avançará continuamente ao longo de nossas vidas, o tratamento médico também deve ser crônico. Assim que a medicação for interrompida, o cabelo não transplantado recuperado será progressivamente perdido.

Mesoterapia capilar

Tratamento da alopecia androgenética

A mesoterapia é aplicada no couro cabeludo por meio de microinjeções que contêm vitaminas e medicamentos. Também pode conter outros compostos de acordo com a necessidade de cada paciente. Esses nutrientes serão transferidos diretamente para os folículos capilares. Ao garantir uma boa nutrição do cabelo, o crescimento do cabelo pode ser estimulado. O PRP é semelhante, porém usa plasma do próprio sangue do paciente, enquanto a mesoterapia é um coquetel medicinal.

Queda De Cabelo Tratamento

A mesoterapia pode ser aplicada a pessoas que estejam em qualquer uma das seguintes condições:

  • Alopecia androgenética (queda de cabelo em homens)
  • Alopecia por tração (perda de cabelo por puxão ou tração)
  • Alopecia areata (calvície localizada, incluindo barba)
  • Queda de cabelo pós-parto
  • Perda de cabelo difusa (geralmente em mulheres)

Caro leitor, lembre-se que os medicamentos orais devem ser prescritos por um especialista que explicará seu uso e o que fazer em caso de efeitos colaterais. Para um tratamento capilar, recomendamos consultar um tricologista ou dermatologista.

Deixe um comentário
1 Replies to "Tratamentos Para Perda De Cabelo"
  • comentar foto
    Alessandro 2 yıl önce

    Olá como vai? Fiz um tratamento prp há 3 meses na sua clínica, quando posso voltar para um tratamento de mesoterapia? Aguardo comentários.