Quando falamos de vaginoplastia relacionamos a palavra vagina = mulher, isso é correto, mas devemos mencionar que a vaginoplastia também é usada para transexuais e pessoas não binárias que se submetem à cirurgia de confirmação sexual. É aqui que a vaginoplastia é aplicada pelos cirurgiões para criar um espaço vaginal entre o reto e a uretra.
A vaginoplastia clássica ou também chamada de reconstrução vaginal ou estética vaginal visa diminuir o canal vaginal, ou seja, melhorar o tônus muscular e a elasticidade da vagina.
Como é chamada a operação de mudança de sexo?
No caso de mudança de gênero, é realizada uma vaginoplastia construtiva por inversão peniana, que detalharemos mais adiante.
Vaginoplastia reconstrutiva // Causas de alargamento vaginal e elasticidade
- Genética e características corporais
- Ganho de peso ou excesso de peso
- Relação sexual excessiva
- Envelhecimento natural
- Episiotomia (sequela pós-parto normal)
- Abortos
Objetivos da vaginoplastia reconstrutiva
- Melhorar a aparência estética da área externa
- Aumente o prazer da relação sexual na zona interna
- Aumenta a autoestima e melhora a atividade sexual
Procedimento de uma Vaginoplastia Reconstrutiva
O princípio básico desta intervenção é não só reduzir o volume interno da vagina, mas também reintegrar corretamente as estruturas musculares dilatadas ou separadas. Cirurgicamente, o canal vaginal é estreitado de frente para trás, retirando grande quantidade de muco e tecido muscular, então as estruturas musculares que se soltam e se dividem entre si são costuradas novamente e a anatomia das estruturas musculares deformadas é costurada atrás, tornando-se mais tenso e apertado.
Vaginoplastia Construtiva por inversão peniana
Envolve a criação de uma nova vagina através da pele invertida do pênis e do escroto. Este procedimento visa criar um complexo genital feminino funcional e estético. A reconstrução apresenta uma série de variáveis a serem consideradas: o tamanho do pênis, a elasticidade da pele e a altura da paciente que vão determinar a cavidade para abrigar a vagina. A quantidade e o tipo de escroto são importantes para determinar a profundidade da vagina.
Quem é adequado para esta intervenção?
O cirurgião e a equipe médica determinarão a técnica adequada para cada paciente em particular, analisando, conforme mencionado acima, as características físicas e sociais do paciente. O paciente receberá todas as informações necessárias para fazer parte da decisão da técnica a ser escolhida.
Requisitos para uma Vaginoplastia Construtiva de inversão peniana
- O pênis devera medir mais de 12 centímetros esticando a pele e contando desde o ângulo pênis-cúbico até a ponta do prepúcio
- Boa qualidade de pele peniana
- Retirada do tratamento hormonal: aproximadamente 4 semanas antes da intervenção
Intervenção
A intervenção geralmente dura entre 3 e 5 horas, lembrando que será necessário um tempo de pré-anestesia e preparo do paciente. Exceto para um caso particular, a anestesia utilizada é a geral.
A intervenção começa com um corte no pênis na linha média e expondo os corpos cavernosos e o pedículo neurovascular. Parte da glande será usada para formar o clitóris, enquanto a maior parte da pele do pênis é reposicionada para formar a parede vaginal. O resto dos elementos do pênis, incluindo o corpo e parte da uretra peniana, são removidos. A uretra é encurtada e redirecionada para sua posição normal, que fica logo acima da nova abertura vaginal.
O excesso de tecido erétil ao redor da uretra é parcialmente removido para evitar que cresça durante a excitação sexual, evitando assim que a vagina se abra normalmente.
A pele ao redor do escroto e a área ao redor serão usadas para formar os lábios maiores e os pequenos lábios, uma incisão é feita no cordão espermático e os testículos são removidos.
O espaço anatômico no qual a vagina ficará localizada é entre a bexiga e o reto. Esta é a parte mais complicada tecnicamente devido ao risco de perfuração intestinal.
Uma vez formado o espaço onde a vagina será colocada, a pele peniana invertida será colocada, formando assim a parede vaginal. A profundidade da vagina dependerá de cada paciente e o fator que determina sua profundidade é a quantidade de pele peniana disponível. Quando a vagina estiver em posição, uma bandagem especial será colocada para inverter a pele na cavidade vaginal até que cicatrize.
O próximo estágio da cirurgia envolve a reconstrução do clitóris com a parte preservada da glande e seus nervos e vasos sanguíneos para manter a sensibilidade e a capacidade de satisfação total. O clitóris será fixado acima da abertura uretral e coberto com uma capa previamente materializada.
Após a reconstrução dos lábios vaginais, a vaginoplastia é concluída: uma parte da pele do escroto torna-se os grandes lábios, se houver muita pele podem formar-se duas dobras adicionais para simular a capa dos pequenos lábios e o clitóris. Uma bandagem de compressão é então colocada e o paciente permanecerá cateterizado por aproximadamente 2 semanas.
Internação hospitalar
O paciente permanecerá internado por aproximadamente 7 dias de pós-operatório para ser avaliado diariamente pela equipe médica em todos os momentos, além do correto acompanhamento pós-operatório, contenção social e vulnerabilidade do paciente.
Resultados
Após a intervenção e sua posterior recuperação, a paciente terá uma vagina funcional, anatômica, esteticamente semelhante a qualquer mulher. A vagina será capaz de manter uma atividade sexual satisfatória, sem cicatrizes dolorosas, e será sensível o suficiente para fornecer estimulação sexual satisfatória durante a relação sexual.
1 Replies to "Vaginoplastia Construtiva E Reconstrutiva"
Boa tarde, sou Berta, transexual, e quero saber o preço de uma vaginoplastia, como é o procedimento para analisar o meu caso? até logo.